Você sabe a forma certa de armazenar o alimento?

Compartilhe este artigo :

Você sabe a forma certa de armazenar alimentos? Ao abrir uma embalagem, expomos o alimento a fatores como luz, oxigênio e umidade, que aceleram a deterioração da matéria orgânica. Vamos entender melhor como isso ocorre

Como ocorre?

Há estruturas químicas no alimento que são mais sensíveis, como os lipídeos (ou o “óleo” que está presente nos ingredientes), e elas são facilmente quebradas. Quando essas estruturas são danificadas, o alimento perde suas características organolépticas, como: aroma, odor e sabor, além das suas características nutricionais.

Essa degradação é promovida por fatores ambientais, como umidade, oxigênio, calor e a presença de radicais livres.


O que são radicais livres?

Radicais livres são moléculas instáveis que possuem um elétron desemparelhado, atacando as estruturas mais vulneráveis dos ingredientes. Embora esse processo ocorra naturalmente, uma maior exposição a radicais livres acelera a degradação. Além disso, uma vez iniciado, o processo gera mais radicais livres, intensificando ainda mais a deterioração.

Fatores do ambiente

A umidade, incidência da luz e presença de oxigênio também são fatores que contribuem para a deterioração. Veja:

  • Umidade: a presença da água favorece as reações químicas que degradam os lipídeos e as proteínas, alterando o sabor e a função nutricional deles. Ela também deixa o ambiente favorável para o crescimento de fungos e bactérias, prejudicando a qualidade do alimento e a saúde animal.
  • Oxigênio: embora seja crucial para a nossa sobrevivência, o O2 promove a oxidação no alimento, especialmente nas estruturas das vitaminas e dos ácidos graxos poli-insaturados, presente nos óleos e gorduras, gerando o ranço, o que conhecemos por peroxidação.
  • Temperatura: O calor acelera as reações químicas, alterando a cor, sabor e textura dos alimentos, especialmente óleos, proteínas e vitaminas. Além disso, temperaturas elevadas criam condições favoráveis para o crescimento de fungos e bactérias.

Como conversar o alimento da forma correta?

  1. Mantenha na embalagem original: no caso dos alimentos M-line, as embalagens são espessas e laminadas, ideais para proteger o alimento do ambiente externo. Se optar por usar um pote, certifique-se de que ele seja bem vedado e, de preferência, escuro.
  • Feche bem: lembre-se de que o oxigênio e a umidade são fatores degradantes. Portanto, mantenha a embalagem bem fechada.
  • Local seco e fresco: guarde os alimentos em locais longe da umidade e do sol, evitando áreas como a lavanderia ou debaixo da pia.
  • Evite colocar próximo a locais onde há produtos de limpeza ou outros produtos com odor marcante, pois os alimentos industrializados têm a capacidade de absorver esses cheiros, deixando o produto sem interesse pelos animais, além de se tornar impróprio para o consumo.

Esses cuidados simples fazem uma grande diferença, proporcionando refeições mais saborosas e seguras para a saúde do seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *