Notar mudanças de peso no nosso dia a dia pode ser difícil. Nossos olhos se acostumam com a imagem do animal e, na maioria das vezes, o peso é subestimado. Por isso, identificar quando um animal está acima ou abaixo do peso é essencial para a saúde e qualidade de vida dele.
Por que se preocupar?
Um pet fora do peso ideal deve sempre ser um sinal de alerta! Animais magros podem apresentar desnutrição e outras doenças que precisam ser investigadas. Já animais com sobrepeso ou obesidade sofrem de inflamação crônica, aumentando o risco de doenças como diabetes mellitus, osteoartrite e pancreatite. Ambas as condições reduzem a qualidade de vida do animal e exigem avaliação médica.
Como avaliar o escore corporal?
De acordo com a Associação Mundial Veterinária de Pequenos Animais (WSAVA), o escore corporal é dividido em 9 pontos:
- 1 a 3 indicam peso abaixo do ideal
- 4 e 5 indicam peso ideal
- 6 a 9 indicam sobrepeso ou obesidade
Para avaliar, observe e palpe quatro principais pontos:
- Costelas
- Cintura
- Abdome
- Protuberâncias Ósseas
Costelas: No peso ideal, as costelas devem ser facilmente palpáveis, mas não visíveis. Se estiverem visíveis, o animal está abaixo do peso. Se não conseguir senti-las, ele está acima do peso.
Dica extra: Tente contar as costelas com os dedos. Se não conseguir, seu pet está acima do peso (score acima de 6).
Cintura: Coloque o animal no chão e observe-o de cima. O animal deve ter uma leve cintura. Em animais magros, a cintura é muito evidente. Em animais com sobrepeso, a cintura desaparece ou é abaulada.
Abdome: Visto de lado, o abdome deve ser ligeiramente afunilado no final (reentrância abdominal). Animais abaixo do peso têm essa área muito definida. Em animais com sobrepeso, essa área não será afunilada e a barriga pode estar caída.
Protuberâncias ósseas: Animais abaixo do peso perdem gordura e músculo, deixando os ossos da cabeça e do quadril evidentes e fáceis de palpar. Animais com peso ideal possuem uma leve camada de gordura sobre os ossos. Em animais com sobrepeso, não é possível ver ou sentir facilmente os ossos.
Esses detalhes podem ser vistos no esquema da WSAVA
Atenção: não é uma regra!
Algumas raças possuem características específicas. Por exemplo, cães do tipo galgo têm um tórax maior e um perfil mais afilado, características dessa família de animais, e não podem ser confundidas com score abaixo do ideal. Já animais com muito pelo podem mascarar a mudança de peso somente na visualização, tornando necessário palpá-los frequentemente.
Dicas do dia a dia
- Marque qual furo da guia você usa no seu animal. Quando houver mudança de peso, será fácil perceber se a guia está folgada ou apertada. O mesmo vale para as roupinhas no inverno.
- Pese a comida do seu animal ou use uma medida fixa. Isso evitará excesso de calorias e facilitará a manutenção do peso.
O escore corporal é uma ferramenta vital para manter a saúde e o bem-estar dos cães. Avaliações regulares e ajustes na dieta e na atividade física podem ajudar a garantir que os cães mantenham um peso saudável, prevenindo muitas condições de saúde. É sempre recomendável consultar um veterinário para orientações específicas sobre a condição corporal e a saúde do seu cão.
Para auxiliar nessa jornada, a M-line Super Premium possui alimentos para manutenção de peso com ingredientes selecionados para a saúde do seu animal. Confira mais em nosso site: mline.com.br