Nunca dê esses remédios para seu Pet

Compartilhe este artigo :

O carinho que sentimos pelos nossos animais de estimação muitas vezes nos faz vê-los como parte da família. No entanto, sabemos que eles pertencem a outra espécie, com um organismo e uma fisiologia diferentes dos nossos. Muitos hábitos que parecem inofensivos para nós podem representar um grande risco para eles, especialmente quando se trata de medicamento. Confira a seguir alguns dos remédios que são tóxicos para seu pet, portanto devem ser mantidos longe dele.

Ibuprofeno

Comumente utilizado por humanos, principalmente para aliviar dores e inflamações, o ibuprofeno é contraindicado para animais. Sua administração pode causar vômitos, úlceras gastrointestinais e hemorragias.

Diclofenaco

Esse anti-inflamatório, também de uso humano, é uma das principais causas de intoxicação em pets. A ingestão de diclofenaco pode provocar lesões graves no trato gastrointestinal, além de comprometer os rins e o fígado.

Paracetamol

Disponível em várias formas e dosagens para humanos, o paracetamol é extremamente perigoso para cães e gatos. Em doses pequenas, a partir de 10 mg/kg, pode causar intoxicação, danificando sobretudo o fígado e as células sanguíneas.

Psicotrópicos

São remédios que atuam no cérebro, geralmente administrados para tratamentos em humanos. Sua aplicação em animais deve ser estritamente controlada por um médico-veterinário, pois o uso inadequado pode desencadear depressão do sistema nervoso central, problemas respiratórios e danos hepáticos.

Ácidos Acetilsalicílico (AAS)

Usado por humanos como antitérmico e anti-inflamatório, o AAS pode causar depressão, vômitos, febre, distúrbios hemorrágicos e trombocitopenia (redução de plaquetas) em pets.

Ivermectina

Embora seja um antiparasitário comum na medicina veterinária, cães das raças Collie e Pastor de Shetland são sensíveis à ivermectina. Nessas raças, a substância pode atravessar a barreira hematoencefálica, causando sintomas neurológicos como midríase, depressão, espasmos, dificuldades respiratórias e, em casos mais graves, pode induzir ao coma irreversível.

Além disso, o uso abusivo e indiscriminado desse medicamento em qualquer animal pode resultar em lesões hepáticas e problemas neurológicos.

Atenção dentro de casa

Mantenha todos os remédios fora do alcance dos pets, pois muitas intoxicações são acidentais, motivadas pela curiosidade do animal.

Embora seja tentador medicar nossos pets com remédios que usamos, é crucial entender que o organismo deles funciona de maneira diferente. Portanto, nunca administre medicamentos ao seu animal sem orientação veterinária

Em caso de qualquer suspeita de intoxicação, leve o animal imediatamente ao Médico-Veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *