A glicosamina é um açúcar naturalmente produzido pelo organismo animal. Sua estrutura é um importante precursor para várias macromoléculas no corpo como ácido hialurônico e proteínas estruturais da cartilagem, enquanto a condroitina é um glicosaminoglicano (GAG) encontrado naturalmente na cartilagem das articulações.
Essas duas substâncias ficaram popularmente conhecidas devido ao uso terapêutico em pacientes com problemas articulares, como a osteoartrite, e vêm sendo amplamente utilizadas como suplemento para humanos e, mais recentemente, também vêm sendo empregadas como suplemento alimentar para pets saudáveis.
A dor gerada diminui a mobilidade e tem impacto negativo na qualidade de vida do animal, por isso entender como funciona e como reduzir os danos é essencial para manter seu animal saudável e ativo.
O que é osteoartrite?
A osteoartrite é uma doença inflamatória e degenerativa que acomete as articulações e os ossos. Seu desenvolvimento é progressivo e degenerativo e começa de forma silenciosa com o desgaste diário da capsula articular.
A sua origem inclui também defeitos na capsula articular, produção inadequada da cartilagem, lesões traumáticas, instabilidade, fraqueza muscular e mecanismos inflamatórios.
Animais propensos
Essa doença acomete cães e gatos de idade mais avançada, em que o desgaste articular é maior e a capacidade de regeneração do dano é limitada.
Contudo, cães de médio e grande porte e algumas raças como, por exemplo, Golden Retiver, Pastor Alemão, Rottweiler podem apresentar o desgaste ainda na fase adulta ou filhote devido à genética. A degeneração mais acometida nesses casos é da articulação do quadril, também conhecida como displasia coxofemoral.
Como prevenir?
O desgaste da articulação ocorre gradativamente devido à movimentação diária que gera microlesões no local, além dos fatores genéticos envolvidos. Partindo disso, fica fácil entender que não há como evitar o desgaste, mas sim maneiras de diminuí-lo e, consequentemente, retardar o aparecimento da doença articular. Veja algumas dicas a seguir:
- O controle de peso: é o primeiro passo, pois o excesso sobrecarrega a articulação e gera desgaste e inflamação, contribuindo para o aumento do dano na cápsula.
- Alimentos com ômega 3 e suas frações EPA e DHA: esses lipídios têm potencial de reduzir a inflamação e sua ingestão a longo prazo contribui para diminuir os danos articulares.
- Alimentos com glicosamina e condroitina: a glicosamina regula a síntese de colágeno na cartilagem e pode fornecer efeitos anti-inflamatórios, enquanto a condroitina inibe enzimas destrutivas no líquido sinovial (líquido que fica dentro da articulação lubrificando) e na cartilagem.
Vale ressaltar que esses pontos citados acima têm o papel de diminuir o dando articular com as microlesões formadas no dia a dia. Quando a doença articular já está estabelecida, é preciso ter o acompanhamento de um veterinário para o devido tratamento medicamentoso.
Manter a saúde articular dos animais de estimação é essencial para assegurar uma vida longa e ativa. Através do controle rigoroso do peso, de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes específicos e da suplementação adequada, é possível mitigar os efeitos da osteoartrite.
Ao tomar essas precauções, proporcionamos não apenas a longevidade, mas também a qualidade de vida dos nossos animais.
Portanto, é de suma importância que proprietários e profissionais da saúde animal trabalhem juntos para promover o bem-estar e a funcionalidade articular dos pets.